top of page
Foto do escritorEmanuele Quadros

Golucho um Pintor cheio de Personalidade

Miguel Ángel Mayo, conhecido como Golucho, (n. 1949 em Madrid) é um pintor e poeta espanhol. Pintor inconformado e muito difícil de classificar, cujas obras denotam uma grande personalidade.


Aprendeu a pintar de forma autodidata estudando o acervo pictórico do Museu do Prado e do Casón del Buen Retiro.


De maio de 1968 a 1973 instalou-se em Paris, onde viveu o boêmio: "Mais do que pela qualidade artística, pelo modelo de vida, o modelo boêmio me interessa muito ..." Depois desses cinco anos de ausência da península, voltou para explorar as relações expressivas do realismo, iniciando junto com pintores como Andrés García Ibáñez e Dino Valls a nova figuração espanhola ou novo realismo. Junto com esses dois pintores, Antonio López e Noé Serrano entre outros, eles criaram o manifesto contemporâneo La Gallina Ciega onde se analisam os critérios estéticos e avaliativos da arte contemporânea e se exige um retorno à arte de qualidade intelectual sem levar ao desprezo. de processos artesanais na arte. Nas palavras do pintor: "Pintar, desenhar precisa de mãos, se você não tem mãos não faz. O pintor tem que ter uma qualidade de ofício, de artesão" A obra desse pintor já foi exibida em cidades como Paris, Bruxelas, Filadélfia e Nova York e, desde que venceu o II Concurso de Pintura e Escultura Figurativa em 2007 com a obra Retrato de Isomnios, seu trabalho também foi apreciado em cidades espanholas como Barcelona, ​​Córdoba, Melilla, Almería e Alicante.


Residente na cidade de Alcoy, em Alicante, o pintor, também poeta, continua a desenvolver o seu manifesto artístico pessoal através do novo realismo.

A obra de Golucho faz parte das correntes do novo realismo. Gosta de representar a figura humana, nas suas pinturas as nuances da cor harmonizam-se de forma coerente com recursos técnicos como as lavagens, a sobreposição de camadas ou os rasgados no suporte.


Destaca-se a técnica acabada de pintor e desenhista. Golucho faz parte da tradição clássica da Espanha e do claro-escuro. Suas obras são geralmente personagens anônimos, rasgados e deserdados, representados em retratos com um tom realista e extremamente meticuloso, exaltando sua individualidade.


Palavras de Golucho: “Quem não vê a beleza está condenado a destruí-la. A beleza não é o que crêem aqueles para quem ela não é vital. Quem não a vê, não a perde e a confunde. Quem não a vê, vai destruí-lo sem saber o que é. "


“O problema do realismo é que todos pensam que o entendem. Antes de uma pintura realista, pensa-se que sua missão é a mera representação da vida cotidiana. A vantagem da abstração é que as pessoas se tornam humildes e dizem 'não. Eu entendo' e aquela maneira de não descobrir que a pintura os aproxima do testemunho da dita obra. Mas quando se trata de "compreender" rapidamente a pintura, o realismo está aí. A conclusão é que o espectador escorrega na superfície daquilo que é representado e dita obra pode permanecer em mera aparência e habilidade técnica. "


Fonte: Wikipédia


De longe suas pinturas são muito Realista, expressivas e impactantes... Mas ao se aproximar seus olhos da pintura, você enxerga todas as pinceladas...


Galeria com alguns trabalhos deslumbrantes de Golucho...

Fonte 01 das Imagens: Pinterest, Facebook do próprio...

Fonte 02: Barcelona Academy of Art- Link para o Site: https://www.academyofartbarcelona.com/en/instructor/golucho/


Por hoje é só... Muito Obrigado e até a próxima...

24 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page